A cardiologia é a especialidade médica dedicada ao estudo e tratamento das doenças do coração. Os cardiologistas avaliam o sistema cardiovascular, diagnosticam condições como hipertensão e cardiopatias, oferecem tratamentos e promovem a saúde cardíaca.
Para idosos, o acompanhamento com um cardiologista é essencial, visto que o envelhecimento pode aumentar os riscos cardiovasculares. Monitorar a saúde cardíaca na melhor idade promove a prevenção de complicações, qualidade de vida e fornece as intervenções necessárias em casos de doenças cardíacas.
A avaliação cardiológica em idosos visa detectar precocemente condições cardiovasculares. Inclui histórico médico, exames físicos e testes específicos, visando avaliar a saúde do coração.
A hipertensão (pressão arterial elevada) afeta 60% dos idosos. Os sintomas podem ser discretos, mas incluem tonturas e cansaço. O tratamento foca em mudanças no estilo de vida e medicamentos para controlar a pressão, reduzindo riscos cardiovasculares.
Angina é a dor no peito devido à má circulação sanguínea para o coração, muito comum em idosos. Sintomas incluem dor e desconforto. O tratamento envolve medicamentos, mudanças no estilo de vida e, em casos graves, procedimentos invasivos.
Arritmias cardíacas são irregularidades nos batimentos. Os sintomas incluem palpitações e fadiga. O tratamento visa controlar o ritmo cardíaco com medicamentos ou procedimentos.
A cardiopatia isquêmica é a redução do fluxo sanguíneo ao coração. Seus sintomas incluem dor no peito e falta de ar. O tratamento envolve medicamentos, intervenções coronárias e mudanças no estilo de vida para prevenir complicações.
Aneurismas são dilatações perigosas de vasos sanguíneos. Sintomas variam, mas incluem dor abdominal e nas costas, além de náuseas e vômitos. O tratamento pode envolver cirurgia para evitar rupturas, com acompanhamento rigoroso para gerenciar os riscos cardiovasculares associados ao envelhecimento.
Olá!
Entraremos em contato o mais breve possível para que a
Casa AMPLA seja o seu novo local de atendimento diferenciado
Este website tem caráter informativo e educacional. O paciente jamais deve usar seu conteúdo para autodiagnóstico ou autotratamento. O médico deve ser sempre consultado.